O uso das tecnologias na educação é um fato que não pode ignorado, nossas escolas contam com no mínimo um data-show e um notebook, um laboratório de informática com acesso a internet, tudo bem que a internet pode ser meio capenga mas existe.
"A nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da Educação nacional propõe uma prática educacional adequada à realidade do mundo, ao mercado de trabalho e à integração do conhecimento. Podemos entender, então, que a utilização efetiva das tecnologias da informação e comunicação na escola é uma condição essencial para inserção mais completa do cidadão nesta sociedade de base tecnológica.
Muito já foi discutido sobre o uso das tecnologias e do computador na Educação. Com base em todas as discussões e experiências realizadas, confirmou-se que tais recursos devem constituir-se em ferramentas para apoio e desenvolvimento da aprendizagem acadêmica. Ou seja, o objetivo não fazer com que os alunos aprendam informática simplesmente, e sim que aprendam melhor português, matemática e as demais disciplinas a partir do uso do computador.
O 'aculturamento' tecnológico do professor deve partir fundamentalmente da vontade de se atualizar (só se faz bem feito aquilo que se quer fazer). Sobretudo, é importante saber que capacitar o professor para usar o computador Não basta. É preciso de fato orientá-lo para usar o computador como ferramenta pedagógica (ensinar a preparar aulas, desenvolver projetos, elaborar planejamentos, criar ambientes colaborativos de aprendizagem, etc)."
Por isso vamos fazer com que o laboratório faça parte dos planejamentos dos professores, só assim haverá uma integração entre pedagógico e tecnologia.
(Fonte: Tecnologia na escola, problema ou solução - disponível me: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/tecnologia-na-escola-problema-ou-solucao.php acessado em 03/05/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário